Ilhas Cíes: alojamento, como chegar e dicas úteis

Não muito longe do norte de Portugal e ao longo da costa da Galega está escondido um dos maiores segredos da Europa: as Ilhas Cíes.

Estas ilhas, com vista para o estuário de Vigo, são um autêntico luxo balnear. Além de serem inabitadas, guardam a honra de ter uma das mais belas praias do mundo, a Praia de Rodas.

Após esta bélica introdução, o que a GroomSquad, expert em ideias para despedidas de solteiro, tem a acrescentar a estas maravilhas naturais? A resposta é aventura! Sim, porque para um grupo mais radical e aventureiro, as Ilhas Cíes são ideais para uma despedida de solteiro diferente e em comunhão com a natureza. Com jeito, ainda cantas o Kumbayah.

Com efeito, façamos então um breve resumo sobre as Cíes e os pontos mais importantes para uma visita completa, incluindo como chegar, o que fazer ou onde ficar.

Onde estão localizadas as Ilhas Cíes?

As Ilhas Cíes estão situadas ao largo do estuário de Vigo, Galiza. A distância de Vigo é pouco mais de 14 quilómetros.

São um conjunto de ilhas selvagens que se distinguem pelas suas praias e natureza idílica. As Ilhas Cíes pertencem ao Parque Nacional das Ilhas Galegas do Atlântico.

O arquipélago é constituído por três ilhas: Monteagudo, Faro e San Martiño, assim como alguns pequenos ilhéus.

Qual a melhor altura para visitar as Ilhas Cíes?

As Ilhas Cíes só são acessíveis em transporte público, diariamente, nos meses de junho, julho, agosto e setembro.

Nos meses de maio e outubro só aos fins de semana é que há barco para as Ilhas Cíes, de sexta-feira a domingo. Geralmente também há barco na semana da Páscoa para as Ilhas Cíes.

No entanto, a melhor altura para visitar as Ilhas Cíes é mesmo no Verão já que fora desta época do ano é mais incerto.

Como chegar às Ilhas Cíes?

A única forma de chegar às Ilhas Cíes é de barco. Bem, quem diz barco, diz ferry, por transporte marítimo.

Este é um dos pontos mais importantes na organização da sua visita. Julgamos ser importante aprofundar este assunto e recolher toda a informação necessária sobre como chegar às Ilhas Cíes.

Os principais portos de partida são: Vigo, Cangas e Baiona.

A duração da viagem é a mesma de Vigo e Baiona. De Cangas, demora cerca de 20 minutos mais. Há várias companhias marítimas que fazem rotas marítimas regulares para as ilhas atlânticas. Os horários e as tarifas dependem de cada empresa, embora não haja grandes diferenças entre elas.

Em geral, as companhias de navegação que operam nas Rias Baixas e na Ría de Vigo onde se pode reservar ou comprar os bilhetes sem intermediários. Isto é altamente recomendado, de forma a antecipar qualquer problema.

Mas ainda voltando aos bilhetes, há então várias companhias a operar para as ilhas Cíes, com várias saídas diárias, dependendo da altura do ano. A média do seu preço é de 16-20 €.

As principais companhias são:

Existe alguma autorização para visitar as ilhas Cíes? Como se pode obtê-la?

Após a saturação dos turistas em 2017, a Xunta de Galicia tomou medidas e, a partir de 2018, é obrigatório solicitar uma licença de acesso ao Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza.

Uma licença para controlar o número de visitantes. 2.000 por dia era o número pré-pandémico, mas, em qualquer caso, é controlado quando se solicita a licença.

Como obter, então, a licença para visitar as Ilhas Cíes?

Muito fácil, a Xunta de Galicia tem um website específico. Podes solicitar até 45 dias de antecedência e, no mesmo pedido, podes obter até 10 autorizações.

Tens de ter em mente que as autorizações são pessoais, pelo que é necessário introduzir os nomes de todas as pessoas que vão viajar para as Ilhas Cíes. Não convém inventar. Sim, o nome do noivo tem de ir direito.

O que fazer nas Ilhas Cíes

Temos muitas coisas para contar sobre este pequeno paraíso. Tudo o que se pode ver e fazer nas Ilhas Cíes. No fundo, praia, caminhadas e diversão pela ilha (com juízo).

Primeiro, temos a certeza que já sonhaste com isto: passar um dia naquela que já foi (e para muitos ainda é) a melhor praia do mundo. Como dissemos em cima, a praia de rodas é um paraíso. Mas não é a única, existem outras praias incríveis. Uma dessas praias é Nosa Señora, na ilha de O Faro.

Mas se este plano das praias falhar, existem outras alternativas de lazer.

Existem algumas rotas de caminhadas verdadeiramente incríveis, e não precisas de ser um montanhista especialista, apenas não convém fazer de ressaca.

O nível de dificuldade das rotas é geralmente baixo/médio e estão bem sinalizadas. Como exemplo, sugerimos a rota “Alto do Príncipe”, visto que é uma das mais belas e a mais curta de todas elas. Corre inteiramente ao longo da ilha de Monteagudo.

Tem cerca de 3 quilómetros de comprimento e pode ser feito em aproximadamente uma hora e 15 minutos.

É uma rota ideal para um grupo de jovens aventureiros! (acertámos?)

Onde comer nas Ilhas Cíes?

Além de puderem levar a marmita a fazer um piquenique à antiga, as ilhas Cíes têm três espaços de alimentação que podes ir e desfrutar das iguarias espanholas (falamos de comida). Os três restaurantes são:

  • Bar Serafín Cíes. Está localizado perto do parque de campismo. Tem um terraço com vistas. Há também um passadiço de madeira que conduz à Praia de Rodas. Tem uma grande variedade de peixes. As tapas são a sua especialidade.
  • Restaurante Rodas. Situada numa antiga fábrica de salga ao lado do cais. Tem um terraço com vista para o lago e para a praia. É um restaurante self-service.
  • Restaurante do parque de campismo. O restaurante é bastante espaçoso e tem um grande terraço. Embora se possa comer à la carte, também se tem a opção de self-service, paga-se pelo que se come e pronto.

Onde ficar alojado nas Ilhas Cíes?

O único alojamento disponível nas Ilhas Cíes é o Parque de Campismo oficial. É também o único lugar onde se pode acampar. Por isso, deves reservar sempre com antecedência, pois é muito procurado.

No entanto, podes aceder ao website das Cíes e tratar de toda a logística de alojamento. Só um aviso, não podes marcar mais que uma noite na ilha.

Eles tratam da autorização administrativa para os dias que quiseres acampar nas Ilhas Cíes. Ah… e podes levar a tua tenda ou alugar uma tenda do parque de campismo.

Se queres visitar as Ilhas Cíes e o campismo não é bem a tua praia, a melhor opção é ficar a dormir na cidade de Vigo. Há vasta oferta de alojamento em Vigo para responder a todas as necessidades de hospedagem.

As melhores opções de alojamento fora das Ilhas Cíes

Hotel Puerta Gamboa

Mesmo no centro de Vigo, pertíssimo de todos os pontos de interesse a não perder na cidade, está o Hotel Puerta Gamboa. Um hotel encantador, numa casa antiga restaurada, com quartos tradicionais lindos e grandes varandas privadas.

Hotel Inffinit

Num edifício moderno com quartos repletos de estilo e muito confortáveis, o Hotel Inffinit tem uma relação qualidade-preço muito convincente.

Gran Hotel Nagari Boutique & Spa

Bem situado para explorar a cidade velha, as praias e fazer passeios às Ilhas Cíes.

No fundo, são 3 opções que se destacam pelo seu preço, comodidade e localização consoante os vossos locais de interesse. Se queres saber mais sobre estes alojamentos, dá uma vista de olhos ao nosso guia dos melhores hotéis em Vigo!

Últimos conselhos sobre as Ilhas Cíes

Por último, pensamos em algumas dicas e coisas a ter em mente ao preparares a tua visita.

  • Previsão do tempo antes de comprar o bilhete. Nunca se sabe.
  • Chapéu ou boné e protetor solar para a realização dos trilhos.
  • Ainda é a Galiza e o tempo pode mudar rapidamente… tragam alguma roupa quente e é uma boa ideia ter algo para a chuva.
  • Existem apenas duas áreas com casas de banho públicas: o cais e o parque de campismo, por isso tenham isto em mente nas vossas caminhadas.

Por outro lado, como é um parque natural não é um lugar qualquer e, para além dos conselhos práticos, há também uma série de regras a ter em conta. Elas são:

  • É proibido levar qualquer coisa das ilhas, desde pedras a flores, desde a areia da praia a conchas ou o que quer que se encontre pelo caminho.
  • Não acendas nenhum tipo de fogo.
  • É proibido alimentar ou perturbar os animais.
  • Não estás autorizado a sair dos trilhos marcados.
  • Não há caixotes do lixo na ilha, pelo que necessitarás de um saco para o lixo.

Lembra-te sempre, prevenção na hora de proteger o meio ambiente.

Preparado para ser um pirata dos tempos modernos?

Com efeito, esperamos que este guia rápido sobre as ilhas Cíes ajude-te a preparar uma despedida de solteiro diferente, com muita aventura e adrenalina. Pelo menos é essa a nossa intenção. Por isso, toca a marcar o barco à caça do tesouro galego.

P.S – Dá uma vista de olhos sobre as nossas dicas sobre Vigo nos nossos artigos

Relacionados

Outros Destinos